Pesquisa

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ceco em Twisters

                                              Ceco

Aprenda sobre Ceco .

O Ceco
 
Os roedores, assim como equinos, têm uma câmara de fermentação intestinal chamada ceco, que nos carnívoros (incluindo humanos) virou o apêndice.
ceco em ratos:
Apêndice cecal em carnívoros estritos em comparação com herbívoros estritos:
Apesar do rato ser onívoro, seu aparelho digestório é igual ao dos outros roedores, lagomorfos e equinos (herbívoros não ruminantes no geral).
 
Essa câmara intestinal tem a função de digerir a celulose e fermentar os alimentos de origem vegetal, como folhas forrageiras entre outros, que são de difícil digestão e portanto se não passarem pela ação da microbiota cecal (composta por bactérias anaeróbicas), não tem seus nutrientes absorvidos pelo cólon. Essa microbiota, ao agir sobre o quimo (alimento que já passou pelo estômago e intestino delgado), produz metano, que é continuamente eliminado.
No entanto, certas patologias provocam o acúmulo desse gás. Obstruções intestinais (por diversas causas, como impactação alimentar, verminoses, fecalomas [fezes empedradas]), torções das alças intestinais, intussuscepção (quando uma parte do intestino entra em outra parte), entre outros, podem fazer com que o organismo impeça a saída do gás, causando dilatação e consequentemente muita dor.
Esse acúmulo de gás também pode ocorrer no estômago por eles não terem a capacidade de eructar ( arrotar ) ou vomitar.
Roedores são animais com hipersensibilidade à dor e ao estresse, o que faz com que essa disfunção altere as funções vitais muito rápido. 
Os sintomas mais comuns incluem abaulamento da região abdominal com dor à palpação, anorexia, apatia, ausência de fezes ou em pequenas quantidades e extremamente ressecadas.
Em casos mais graves (evolução aguda), o animal pode entrar em choque e vir a óbito.
O tratamento deve ser realizado em caráter emergencial, através administração de medicamentos para estabilizar o choque e punção estomacal com agulha (para retirada do gás) ou sonda gástrica com a mesma finalidade.
Além disso, antibioticoterapia e medicamentos para a motilidade gastrointestinal devem ser considerados.
 
Espero que tenham gostado e entendido .Cuidem bem de seus amigos dentuços .
 
De : Karol , Nina & Lua
 
Fonte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e por ler as postagens !

é proibido xingamentos , palavrões , etc


Obrigada